Aos 75 anos, 'vovó do tráfico' é presa pela 2ª vez por vender crack no RS
14/01/2026
(Foto: Reprodução) Idosa de 75 anos foi presa em Jaguarão (RS) por tráfico de drogas
Polícia Civil/Divulgação
Uma idosa de 75 anos foi presa em Jaguarão, no sul do Rio Grande do Sul, por tráfico de drogas. De acordo com a Polícia Civil, foram apreendidas na casa da mulher 21 pedras de crack, já prontas para a venda, e dinheiro.
Conhecida como "vovó do tráfico", a mulher já havia sido presa em julho do ano passado, também por tráfico de drogas. Na época, ela foi solta um dia depois, após passar por audiência de custódia. A identidade dela não foi divulgada.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“Ela vende na casa dela mesmo, onde mora com o namorado, que é pelo menos 30 anos mais novo. Ela já vende há muitos anos”, destaca a delegada Juliana Garrastazu Ribeiro.
O homem não foi preso. Segundo a Polícia Civil, a mulher já é conhecida na cidade: “Muitos usuários falavam que compravam na vovó”, diz a delegada.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O mandado de busca desta terça-feira (13) foi cumprido na casa da idosa, no bairro Cerro da Pólvora, na área central da cidade. Ela foi encaminhada ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.
De acordo com a delegada, o caso da idosa envolvida com o tráfico é considerado incomum, mas não é o único registrado no município. Em dezembro, uma idosa de 73 anos também foi presa por comercializar drogas. Apesar da semelhança, a polícia afirma que os casos não têm relação entre si.
“De fato é um perfil atípico, embora seja a segunda idosa que nós prendemos aqui em Jaguarão nos últimos meses. O que a gente percebe é um aumento do número de mulheres envolvidas no tráfico de drogas.”
VÍDEOS: Tudo sobre o RS